RSS
Write some words about you and your blog here

19 de junho de 2011

Plataforma Freire


Cursos ainda têm 9 mil vagas; inscrições vão até o domingo

Sexta-feira, 17 de junho de 2011 - 11:10

Os professores de educação básica têm até domingo, 19, para fazer inscrição nos cursos de especialização oferecidos pela Plataforma Freire. Na última segunda-feira, 13, a expectativa do Ministério da Educação era oferecer 8 mil vagas; entretanto, mais de 9 mil estão disponíveis em todo o país, ofertadas pelas instituições de ensino superior. Mais de 4,7 mil docentes inscreveram-se nos cursos de pós-graduação lato sensu.

A Plataforma Freire é um sistema desenvolvido pelo MEC por meio do qual o professor se inscreve em cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, com o objetivo de adequar a sua graduação. Entre as formações oferecidas pelo Ministério estão as especializações em educação ambiental, diretos humanos, educação infantil, sistema penitenciário, relações etnorraciais e educação indígena.

Ao contrário dos cursos de extensão e aperfeiçoamento, são os próprios professores que fazem a inscrição na pós-graduação. Entretanto, os docentes já indicados pelos diretores das escolas públicas para fazer outro tipo de formação continuada não podem se inscrever. Vale lembrar, ainda, que somente serão inscritos professores registrados como educadores em efetivo exercício no Censo Escolar de 2009 ou de 2010.

Extensão – Mais de 38.700 professores indicados por diretores das escolas públicas já confirmaram a inscrição nos cursos de extensão e aperfeiçoamento oferecidos pela Plataforma Freire. Cerca de 22 mil professores têm prazo até domingo, 19 de junho, para confirmar a  inscrição.

Mais informações sobre o processo de inscrição dos cursos de formação continuada podem ser obtidas no portal da Plataforma Freire.


Assessoria de Imprensa da SEB

Enem

Enem 
16 de Junho de 2011
Mais de 6,2 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2011. O número real de participantes só será conhecido após o fechamento dos relatórios bancários, pois levam alguns dias entre o pagamento da taxa e a informação desse pagamento.
De qualquer forma, esse número de inscrições é um recorde. No ano passado 5,1 milhões de pessoas se inscreveram e 4,6 milhões tiveram suas inscrições validadas. O sistema de inscrição do Enem suportou um afluxo gigantesco de acessos.
Parte desse sucesso pode ser creditada a alta performance dos equipamentos adquiridos para compor a infraestrutura tecnológica do Inep. Mas o ingrediente principal que fez o sucesso das inscrições do Enem foi o capital humano. "A equipe da TI demonstrou uma dedicação e um comprometimento que foram além do bom exercício profissional", comentou a presidente do Inep, Malvina Tuttman. Em sua análise, foi o trabalho apaixonado e socialmente comprometido da equipe da TI do Inep que possibilitou, por um lado, que todos os interessados se inscrevessem sem nenhum contratempo e, por outro lado, que os outros setores do Inep pudessem trabalhar normalmente sem serem engolidos pelo gigantismo do Enem.
Assessoria de comunicação do Inep/MEC

8 de junho de 2011

Aprendendo Matemática Sozinho

A matemática por muitas vezes parece até um bixo papão, ciência exata que causa pânico em muitos de nós, inclusive a mim.
Mas seus temores se acabaram, existem inúmeros meios de complementar o que se aprende em sala de aula e que por muitas vezes esquecemos de aplicar em nosso cotidiano.
Como sempre tive muita dificuldade com essa disciplina, após conhecer professores como Wiliam Queiroz e Sueni Arouca (Universidade Unicarioca) resolvi investir em minha atualização.
Como o tempo e o dinheiro são curtos, andei fuxicando a internet e descobri um site que é excelente para quem deseja se aprimorar.
Gostaria de deixar claro que não substitui o professor em sala de aula, só auxilia, pois como em toda ciência exata, é preciso exercício, treino e disciplina. Este site ajuda exatamente nisso.

http://www.somatematica.com.br/index2.php

Aproveietem e até divirtam-se